GDAL - Biblioteca de Abstracoes de Dados Geo-Espaciais

Selecione o idioma: [English] [Russian] [Portuguese] [Frances]
GDAL é uma bibliotéca para tradução de formatos de dados geográficos distribuída pela Open Source Geospatial Foundation sob a licença X/MIT estilo Open Source. As aplicações que à utilizam acessam todos os formats supportados pela biblioteca através de um único modelo de dados abstrato. A bilioteca GDAL também conta com uma variadade de programas utilitários de linha de comando para a tradução de formatos bem como uma série de outras funções. A página novidades descreve o lançamento em Abril de 2013 da release 1.10.0 da biblioteca GDAL/OGR.

A bilioteca OGR (cujo código fonte esta incluído na GDAL) possue funcionalidades semelhantes às da GDAL para datos vetorias (Simple Features).

Página Principal: http://www.gdal.org
Download: ftp at remotesensing.org, http at download.osgeo.org

Documentacao para usuario

Documentacao para desenvolvedor

Lista de discussao por correio eletronico

A lista gdal-announce é uma lista de pequeno volume de mensagens usada somente para anunciar lançamento de versões e desenvolvimentos significativos.

A lista gdal-dev@lists.maptools.org pode ser usada para a discussão sobre o desenvolvimento e uso da GDAL e tecnologias relaciadas. A inscrição e o acesso aos arquivo da lista podem ser feitos nesta página. Os arquivos da lista também estão disponíveis (somente para leitura) através do news://news.gmane.org/gmane.comp.gis.gdal.devel ou na página http://news.gmane.org/gmane.comp.gis.gdal.devel.

Usuários e desenvolvedores da GDAL/OGR podem constantemente ser achados no canal IRC gdal do irc.freenode.net.

Como Reportar Problemas (Bugs)

Bugs em GDAL podem ser reportados e também listados através do software Trac.

GDAL em outras linguagens

Lista de linguagens de programção supportadas por GDAL:


Generated for GDAL by doxygen 1.7.1.